Blog

Tudo o que precisa saber sobre higiene buco-dentária

Dentes com manchas, cáries dentárias e gengivites, entre outros problemas de saúde oral são muitas vezes preço a pagar por não lavarmos bem os dentes e a boca. E fazer esta higiene correctamente não tem nada de complicado nem de demorado, basta aprender.

A escovagem dentária e o uso de fio dentário tem como função desorganizar a placa bacteriana impedindo dessa forma o seu crescimento e consequentemente prevenir o aparecimento seja de...

Ler+

Selante de sulcos e fissuras dos dentes

O que precisa saber sobre o selante de sulcos e fissuras dos dentes.

Um selante de fissuras dos dentes é uma espécie de «verniz» que se aplica na superfície fissurada de molares e pre-molares definitivos sãos com o objectivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária.

A sua aplicação deve ser feita à medida que os dentes vão erupcionando (ver abaixo dentes assinalados...

Ler+

Próteses totais convencionais versus retidas por implantes

Problemas com retenção e estabilidade de próteses totais removíveis convencionais prejudicam a função, a estética, a saúde psicológica e as relações sociais de seus usuários.

Reabilitações com próteses sobre implantes proporcionam maior segurança e conforto para os pacientes, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.

Na tese apresentada por Eduardo Pinto de Carvalho para obtenção do grau de Mestre em 2000, foi avaliada a qualidade de técnicas reabilitadoras oferecidas aos pacientes. Para...

Ler+

Branqueamentos dentários

Actualmente os produtos usados para branqueamentos dentários estão abrangidos pela Directiva Europeia 2011/84/EU, que basicamente:

  • Proíbe a comercialização de produtos para branqueamento dentário que contenham, mais de 6% de peróxido de hidrogénio ou o equivalente a 16,62% de peróxido de carbamida, independentemente do local em que essa utilização decorre, seja no consultório de medicina-dentária seja em casa.
  • Proíbe a utilização dos referidos produtos para branquear dentes a pessoas com idade inferior...
Ler+

Prótese fixa: um pouco de paciência!

Se colocou uma prótese fixa, não espere que os seus dentes novos (coroas ou pontes) se comportem imediatamente como os seus dentes naturais. Dê-lhes uma chance, pois a língua, bochechas, lábios e o próprio cérebro precisam de mais ou menos duas semanas para se ajustarem à nova situação.

  • As coroas podem fracturar. Por isso, no caso de ter coroas no sector posterior, evite morder alimentos muito duros ou gelo. Evite também mascar...
Ler+

Estética dentária e ortodôncia (próteses)

A ortodontia, com a ajuda de próteses, pode representar uma opção de tratamento interessante para corrigir dentes mal posicionados e dessa forma obter os objectivos estéticos pretendidos sem desgastar os dentes.

Recorre-se à ortodontia não só na idade infantil mas também em adultos. Conte com a nossa equipe médica para o aconselhar acerca do plano de tratamento que melhor se adequa às suas pretensões.

Próteses Removíveis Estéticas

Próteses Flexíveis em Poliamida Semi-Rígida

  • sem...
Ler+

Estética dentária: restaurações indirectas (inlays, onlays) em resina ou cerâmica

As restaurações indiretas estão indicadas para os dentes posteriores (premolares e molares) quando os dentes apresentam cavidades grandes resultantes normalmente de cárie ou simplesmente para substituir restaurações antigas em amálgama de prata inestéticas, permitindo dessa forma devolver a sua forma, aspecto natural e função mastigatória.

Em geral são feitas de porcelana ou resina laboratorial da cor do dente. Pesquisas mostram que as restaurações indiretas em cerâmica podem ser tão resistentes quanto os dentes naturais.

A técnica consiste...

Ler+

Estética dentária: coroas

As coroas são restaurações que implicam o desgaste total da superfície do dente, restaurando a sua forma e tamanho. Se executadas corretamente, podem produzir um resultado estético muito bom.

Na maioria dos casos, as coroas são colocadas em dentes cuja recuperação em termos de restauração direta (feita diretamente no consultório pelo dentista) é inviável, ou dentes que apresentam danos bastante consideráveis e aos quais se pretende dar um aspeto renovado. No entanto existem outras indicações:

  • dentes muito manchados
  • dentes...
Ler+